Informações sobre a Paróquia

Arquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará
Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Santuário de Fátima
CNPJ: 02.537.502/0001-81

Endereço: Rua Antonio Barreto, 2167 - Fatima
CEP: 6606-020 (Belém/PA - Brasil)
Email: santuariodefatimaf.belem@gmail.com
Telefones: (91) 3228-0864 / (91) 3226-0503

Horário de funcionamento para atendimento ao público
De Segunda a Sexta: 8h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00
Sábado: 8h00 às 12h00

Santa Missa
Domingo: 6h45, 8h30, 17h30 e 19h30
Segunda a Sexta: 18h30
Sábado: 17h30

Pároco: Mons. Raimundo Possidônio Carrera da Mata
Vigário: Pe. Márcio José Sousa Motta

Páginas

█║▌│█│║▌║││█║▌║▌│║▌│█

© BlOG OFICIAL ®

CONVITE - JANTAR

Jantar dedicado às mães
# Festividade de Fátima 2013

Data: 10 de maio - Sexta feira

Hora: A partir das 20h00

Local: Fátima Recepções & Eventos

Valor da cartela: R$ 30,00

Cardápio: Filé, Camarão ou Peru

Atração musical: Ivana e kassio


Visitantes pelo mundo

AVISOS PAROQUIAIS

TERÇO DE RUA (CONTINUAÇÃO)
Dias: 27 e 28 de abril de 2013 - Sábado/Domingo
Hora: 19h30
Locais: Setores de Missão V e VI


SANTA MISSA E RETORNO DAS IMAGENS DE N. SRA. DE FÁTIMA - PEREGRINAÇÕES NAS FAMÍLIAS
Dia: 28 de abril de 2013 - Domingo
Hora: 17h30
Local: Santuário de Fátima


CELEBRAÇÕES PENITENCIAIS
Dias: 29 e 30 de abril de 2013 - Segunda/Terça
Hora: De 18h30 às 21h30
Local: Santuário de Fátima


FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2013
DE 01 A 13 DE MAIO
"No ano da Fé: Quereis oferecer-vos a Deus?"

Cerimônia de Abertura dos festejos - 01 de maio
-17h00: Hasteamento das bandeiras do Brasil, Pará e Portugal na Praça do Santuário

-17h30: Procissão de Abertura

-19h00 (Aprox.): Santa Missa Solene presidida por Dom Vicente Zico, Arcebispo Emérito de Belém/PA.






Fonte: Calendário Paroquial 2013

Liturgia Diária - Leituras Bíblicas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Solenidade Arquidiocesana de Corpus Christi 2011 - A Festa do Crer

Jornal Voz de Nazaré - Edição de 01 a 07 de julho de 2011



Tema da Festa - Eucaristia: Alimento do Discípulo Missionário

Missionários são enviados para amar a Eucaristia
Ao adorar o Santíssimo Sacramento, Dom Alberto Taveira Corrêa reza para que Belém se torne um lugar eucarístico no coração do povo


Um estádio que se transformou em templo católico. Pessoas que foram chamadas a celebrar o Santo Sacrifício. O envio de missionários que amam a Eucaristia. A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, celebrada dia 23 de junho, no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão, às 16h, foi um convite à celebração das núpcias do Cordeiro. Um convite a ser discípulos eucarísticos em promoção de um mundo pacifico e solidário. "Vamos a Belém para ver o que lá aconteceu" (Lc 2, 15). A partir dessa passagem bíblica, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, destacou o convite aos fiéis paraenses a iniciar a caminhada rumo ao 17º Congresso Eucarístico Nacional, de 15 a 21 de agosto de 2016, que será em Belém. "Belém será a capital eucarística do Brasil, no ano do quarto centenário da cidade e do início da evangelização da Amazônia. Temos todos o compromisso de fazer de Belém, Casa do Pão, o lugar eucarístico que atraia todo o nosso país para cá", convidou. O Arcebispo entregou a cada uma das regiões episcopais da Arquidiocese um tema a ser refletido e trabalhado até 2016. A região Menino Deus refletirá sobre as crianças e a catequese; a região São Vicente de Paulo, a Eucaristia e a caridade; a região Santa Cruz, o sofrimento; a região São João Batista, a evangelização e a Eucaristia; a região Santa Maria Goretti, a juventude; a região Sant'Ana, a família; e a Basílica Santuário de Nazaré, em especial, Maria, a Mulher Eucarística. "São sete rios de reflexão e vida chamados a desaguar no mar infinito da Eucaristia", explicou. O chamado à evangelização na Amazônia foi o tema central da celebração. "De massa anônima e indiferente, somos chamados a ser corpo vivo de Cristo, cabeça e membros, para testemunhar a presença do Senhor! Aqui aprendemos a lição do altar, para sermos sementes de fraternidade e de partilha na Amazônia missionária. Sabemos que foi pela porta de Belém, Casa do Pão, que o Evangelho entrou na Amazônia, há quase quatro séculos". À luz de mais de 20 mil velas, cada uma nas mãos de um dos presentes, o Santíssimo Sacramento foi conduzido pelo bispo auxiliar, Dom Teodoro Tavares, no estádio, sendo adorado e aclamado pela assembleia católica. "Nós adoramos, cremos, esperamos, amamos. Essa é uma hora sagrada porque nos colocaremos diante do Senhor de nossas vidas", afirmou Dom Alberto dando início à adoração eucarística, ao som dos sinos e com o aroma dos incensos dos turíbulos.

Bispo Auxiliar pede orações


Um dos momentos mais aguardados da solenidade de Corpus Christi deste ano foi a apresentação oficial de Dom Teodoro Mendes Tavares como bispo auxiliar de Belém. Após a bênção inicial, o chanceler da Arquidiocese, padre Jaime Sidônio, leu a nomeação de Bento XVI, além do currículo do novo bispo auxiliar de Belém. Sob forte chuva, Dom Teodoro fez seu primeiro pronunciamento oficial, mostrando-se disposto a seguir seu lema episcopal: "Eis-me aqui".

"Eis-me aqui para servir. Eis-me aqui, no meio de vocês, chamado por Deus. Esta será uma lembrança que levarei para sempre em meu coração. Vim para conduzir pelo caminho da salvação, em comunhão com o Senhor. É graça e privilégio servir essa Igreja Arquidiocesana. Venho para seguir minha missão", afirmou Dom Teodoro ao ressaltar sua alegria pela nova missão.

Referindo-se ao Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, Dom Teodoro fez votos de ser seu colaborador na missão pastoral. Já o Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico, foi caracterizado como um "manancial de aprendizagem". Quanto aos cristãos leigos, ele mostrou-se grato pela calorosa acolhida, agradecendo também as autoridades, presbíteros, familiares e amigos das paróquias na quais atuou, pela recepção.

Durante o discurso, Dom Teodoro frisou estar disponível para as atividades missionárias da Arquidiocese e a convicção de que Deus está à frente de sua nomeação como bispo auxiliar. "Espero viver santamente meu ministério episcopal, caminhando com os olhos fixos em Jesus. Hoje, nesta solenidade, peçamos a Cristo para nos acompanhar, alimentar e iluminar durante a missão", disse. Dom Teodoro Tavares encerrou com um pedido ao seu novo rebanho. "Para a missão é preciso também a graça de Deus e o apoio do povo de Deus. Peço que roguem por mim", pediu o bispo auxiliar.

Caravanas mostram a força da fé


Às 14h, as caravanas paroquiais começaram a chegar para participar da celebração de Corpus Christi. Com sombrinhas para enfrentar o sol e faixas que refletiam o desejo de conhecer profundamente a Cristo Eucarístico, os fiéis se mostravam dispostos e sedentos em participar da celebração no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão.

Aos 60 anos, Sebastião Oliveira, da paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Ananindeua, era um dos mais animados. "A celebração faz com que o povo reconheça a Deus na Eucaristia, o seu amor presente na hóstia consagrada", afirmou. Grávida de sete meses, Sandey Oliveira, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, lembrou que o dia 23, neste ano, teve um momento a mais para comemorar. "O mais importante é conhecer a Eucaristia para atuar com maior amor e reconhecimento a Deus nos trabalhos pastorais. E, também, hoje, vamos conhecer Dom Teodoro", comentou.

Mas não foram somente os devotos arquidiocesanos que participaram da Missa Solene. Liliane Dias, junto com outros jovens, veio de Curuçá para participar. "Um dia especial pela presença de Deus. Vemos que estamos cada vez mais próximos de Cristo. Além de nos sentirmos batizados e revitalizados pelo Espírito Santo", disse. Da paróquia de São José de Queluz, dez ônibus lotados mostravam a devoção eucarística dos belenenses. Já os paroquianos do Bom Remédio chegaram acompanhados pelo pároco, padre João Paulo Celestino. "A coisa mais importante de nossa vida cristã é Jesus Eucarístico. Um grande milagre de fé e devoção se faz presente ao partir o pão", destacou a legionária Ana Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Área de Jurisdição Paroquial

Nossa Área de Jurisdição Paroquial

Nosso Sistema

Nosso Sistema

Seja Dizimista de nossa Paróquia!

Seja Dizimista de nossa Paróquia!